Montando um blog e conseguindo parcerias com empresas

Tenho recebido alguns pedidos de seguidores e também de algumas blogueiras sobre como montar um blog e pedir parceria às empresas. Assim como um dia uma blogueira me ajudou, quero trazer ajuda a vocês que sempre acessam o iBagis.

Quando entrei na blogosfera, criei o Se é grátis eu quero! com o intuito de divulgar links de sites que realmente enviavam brindes e amostras grátis, postando fotos do que recebi. Mas não tinha como atualizar diariamente o blog e passei a divulgar os sorteios que eu participava. Com o tempo, criei o Se é novidade eu quero! que hoje é o iBagis, onde fui conquistando parcerias com as mais variadas empresas, postando as resenhas dos produtos que elas me enviaram e algumas delas promoveram sorteios aqui.
Muitas blogueiras ao pedir parceria caem num erro grave: pedir parceria somente para ganhar produtos. A função primordial da parceria com empresas é fazer o marketing e promover a empresa e seus produtos no blog. 

Para pedir a parceria, envie um e-mail para a empresa. Neste e-mail com as suas próprias palavras diga que está entrando em contato para oferecer parceria no blog. Gosto de enfatizar que o mundo virtual é muito acessado e que nós, blogueiros, somos consumidores falando para consumidores. Caso a empresa retorne para saber a proposta de parceria, apresente a sua proposta de divulgação da marca da empresa no seu blog, diga a quanto tempo tem o blog, quantos seguidores inclusive nos perfis sociais (twitter, fanpage), quantos acessos tem por dia, etc. Hoje as empresas tem pedido a Midia Kit do blog como já falei nesta postagem aqui.

No caso de fechar a parceria e a empresa enviar os produtos para resenha, use o produto, tire fotos e monte a resenha falando cada detalhe do produto e não esqueça de enviar o link para a empresa monitorar as postagens! Divulgue para os seguidores para conhecer o produto e comentar, afinal as empresas também querem ver a opinião de seus leitores. Também não esqueça de colocar um banner da empresa na lateral do blog.


E se prepare: você vai receber alguns nãos e vai ter que aprender a lidar com eles. Também vão aparecer empresas entrando contato querendo parceria que traga muito retorno para eles para depois enviarem algum brinde que nunca chega. Enfim, é o que tem pra hoje e se você tiver alguma dúvida é só preencher o formulário de contato daqui do blog ou nos comentários que eu respondo. Até a próxima!

