TPM

Mulher sofre quando está de TPM, e quem está do seu lado também. Irritabilidade, vontade de comer doces, cólicas, acne e ansiedade fazem parte desse quadro que atinge várias mulheres no ciclo menstrual.

A expressão TPM surgiu em 1931 através do neurologista norte-americano Robert Frank; ele percebeu que parte de suas pacientes  sofriam de alteração brusca de humor nos dias anteriores à menstruação e que cessavam durante ou após o sangramento.

Hoje se sabe que 80% das mulheres sofrem com algum desconforto e 35% delas recorrem à ajuda médica.

Eu já sofri muito com TPM e já fiz vários tratamentos para diminuir os sintomas. Durante muito tempo tomei capsulas de óleo de prímula mas o que deu efeito melhor foi voltar a tomar anticoncepcional. Também diminui o sal e o açúcar nessa época pra evitar ficar muito inchada e fadigada. Meu ginecologista também me aconselhou a evitar de tomar café mas não consigo ficar sem. Procuro tomar chás e beber muita água.

Para o rosto procuro lavar usando sabonete facial próprio para pele oleosa e evito usar cremes que sejam comedogênicos (que obstruem os poros) e, claro, filtro solar sempre!

Se você sofre com TPM, anote essas dicas e acrescente no seu dia-a-dia. Mas se não resolver, consulte seu ginecologista que ele te indicará um tratamento para aliviar ou diminuir os sintomas. Até a próxima!



Fonte para consulta: Gineco