Alimentos Nutracêuticos ou Funcionais, você sabe o que são?



Você já ouviu falar sobre alimentos nutracêuticos ou funcionais? É um assunto que vem ganhando um grande espaço nas revistas e na internet, conquistando cientistas e nutricionistas e também as pessoas que estão sempre buscando melhorar a sua alimentação usando os alimentos para seu benefício. Nada mais são que alimentos que tem propriedades benéficas para a nossa saúde.

Muitas pessoas quando descobrem que sofrem de uma determinada doença e que certa fruta ajuda na cura, usa e abusa da fruta até melhorar; mas não basta só incluir os alimentos funcionais na alimentação, é preciso adquirir o hábito saudável.

Benefícios à saúde Fontes alimentares Substância
prevenção de doenças cardiovasculares prevenção e controle de doenças auto-imunes e inflamatórias
  • peixes de águas frias com alto teor de gordura;
  • óleos vegetais (linhaça)
ácidos graxos ômega-3
redução do risco doenças cardiovasculares, diminui a absorção do colesterol
  • milho,
  • soja,
  •  trigo,
  • óleos de madeira
esteróis/estanóis vegetais
efeito antioxidante – ação sobre a formação de radicais livres e diminuição dos níveis de ldl-colesterol
* alívio das ondas de calor em mulheres na menopausa
  • uva,
  • amora,
  • framboesa,
  • frutas cítricas,
  • brócolis,
  • repolho,
  • chá verde,
  • soja*,
  • etc.
flavonóides
prevenção de doenças cardiovasculares e câncer
  • frutas em geral (principalmente em frutas vermelho escuras e roxas)
antocianinas
atividade antioxidante e inibição da formação de ateromas prevenção de certos tipos de câncer uva, morango, chá verde, chá preto catequinas
estímulo à produção de enzimas protetoras contra o câncer e redução do colesterol frutas cítricas limonóides
redução do risco de doenças cardiovasculares; inibição da formação de carcinógenos, coágulos e inflamações casca de uva, vinho tinto, maçãs resveratrol e quercetina
alívio dos sintomas da menopausa redução do risco de doenças cardiovasculares e osteoporose redução do risco de câncer de mama e próstata soja, leguminosas, amendoim, alcaçuz, legumes e ervilha isoflavonas
redução do risco de doenças cardiovasculares soja e derivados proteínas da soja
controle da glicemia e do colesterol sérico aveia, cevada, legumes e alguns outros grãos betaglucana
aumento da atividade de enzimas (tipo 2) protetoras contra carcinogênese brócolis, repolho, couve-flor, rabanete e folha de mostarda isotiocianatos e indol
atividade antioxidante redução do risco de doenças cardiov. proteção contra câncer, principalmente próstata tomate, goiaba, melancia licopeno
proteção contra a degeneração macular manutenção de uma boa visão folhas verdes (luteína) pequi e milho (zeaxantina) luteína e zeaxantina
inibição de tumores hormônio dependentes linhaça lignanas
redução risco doenças cardiovasculares estímulo à produção de enzimas protetoras contra o câncer gástrico alho e cebolas sulfetos alílicos (alil sulfetos)
melhora da saúde intestinal redução do risco de câncer do cólon controle do colesterol grãos integrais, frutas e vegetais em geral fibras/prebióticos (fibras insolúveis e solúveis frutooligossacarídeos, inulina, etc.)
melhora da saúde intestinal redução do risco de câncer do cólon melhora da intolerância à lactose leites fermentados, iogurtes, etc. probióticos (bifidobactérias e lactobacilos)
Então se você deseja incorporar os alimentos nutracêuticos na sua alimentação, invista já. O seu corpo vai agradecer. 

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